quarta-feira, junho 28, 2006

Sugestões


Com este Verão, que parece tudo menos Verão, chegam alguns festivais de música. Para além daqueles mais conhecidos do grande público, há uns que me parecem bem interessantes dentro dos roteiros mais alternativos - e, é acerca desses que deixo aqui os links para acederem aos cartazes cheios de músicos do mundo que trazem as sonoridades dos 4 cantos do planeta até bem perto de nós.

Aqui pelos Algarves, mais propriamente em Loulé, o Festival MED. A terceira edição deste festival começa hoje e termina a 2 de Julho, conta com um cartaz muito diverso e vai ter palco no castelo de Loulé. Destes nomes conheço Souad Massi (obrigado pela apresentação Daniel), Cristina Branco e Al Driça. A visita não só vale pelo som como pelo visual, juntos fazem um todo bem harmonioso.

Sines presenteia-nos novamente com o Festival de Músicas do Mundo, ainda não tive o prazer de lá ir. Mas este ano posso dizer: Eu vou. "O programa de concertos está este ano concentrado entre os dias 21 e 29 de Julho. De 21 a 25 há música todos os dias no palco reforçado de Porto Covo, e entre 26 e 29 decorre o programa musical intensivo na cidade, com concertos na Avenida da Praia e no Castelo. As iniciativas paralelas, maioritariamente realizadas no novo Centro de Artes, começam já dia 1 de Julho." Deste cartaz gostaria de realçar Toumani Diabaté, do qual sou fã. Ah, e claro os únicos concertos pagos neste cartaz são aqueles que se dão dentro do castelo de Sines.. mais um sitio mágico para um festival alternativo.

Para terminar resta-me dizer que em Faro, tivemos o festival "Um Mundo de Percurssões", só pude ir ao último dia e ADOREI. Se puderem ver o espectáculo "Unreal" do Bernardo Sassetti com Drumming não percam. Já gostava do Sassetti, adorei o concerto dele em Lagos com o Laginha e o do Teatro Municipal de Faro com a Orquestra do Algarve, mas agora sou fã incondicional!

Bons concertos!

1 comentário:

Miguel d'Azur disse...

Obrigado pelo teu roteiro. Confesso não conhecer os músicos que apresentastes. Eis uma oportunidade para os conhecer e alagar o meu horizonte musical.