quinta-feira, julho 02, 2009

Bolo de Sementes de Papoila

Não, no Festival MED não se encontrava somente música... :) Havia um sem número de comidas regionais e internacionais. Comidinha da boa, alguma daquela que se podia encontrar no MED. Para quem não come carne, estes festivais podem tornar-se uma autêntica tortura gastronomica. Felizmente, havia barraquinhas de comida vegetariana de alto nível! No segundo dia, descobri as maravilhas da doçaria.. Bolo de Sementes de Papoila..! Magnífico! Foi a minha sobremesa para os dias que se seguiram, fui uma cliente exemplar.. E agora? Agora, andei que nem uma louca a procura da receita. Não querem experimentar? :P

Ingredientes:
1 chávena* de chá de açúcar
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 e 1/2 chávena de chá de farinha
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de raspa de limão
1/4 de chávena de chá(50ml) de leite
1 colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de chá de fermento em pó

*200 ml

Preparação:
Pré-aqueçer o forno à 160ºC. Untar uma forma. Ralar a casca do limão e retirar o sumo. Junte o sumo de limão com o leite. Reservar. Numa recipiente, misturar a farinha, o fermento e o sal. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo. Juntar um ovo, bater bem para incorporar e só depois acrescentar o outro ovo. Juntar as sementes de papoila e a casca de limão e misturar. Depois, colocar um pouco do leite, bater um pouco da mistura da farinha e repetir a operação, terminando com a mistura da farinha. Por fim, antes de colocar na forma, misturar o creme manualmente, verificando se está homogêneo. Colocar na forma e ir ao forno por cerca de 40 minutos.

Et voilá!

4 comentários:

Maria Anjos Varanda disse...

Deve ser bom........

Beijos

Neptuna disse...

:) se é!!

beijinhos!!

alinhavARTE disse...

Gosto muito de sementes de papoila, vou experimentar :)

Neptuna disse...

alinhavARTE,

obrigada pela visita! eu experimentei pela primeira vez as sementes de papoila neste bolo. fiquei com curiosidade de experimentar em outros pratos.. deve ficar delicioso!

beijinhos!